Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que têm início no período de desenvolvimento - ou seja, na gestação ou na infância. Geralmente se manifestam bem cedo, ainda antes da criança ingressar na escola, e persistem ao longo de toda vida.
Atualmente os transtornos do neurodesenvolvimento são classificados em Deficiências Intelectuais, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Transtornos Motores, e Transtorno Específico da Aprendizagem.
De forma geral, o que caracteriza estes transtornos são os déficits no desenvolvimento que resultam - em menor ou maior grau - em prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Estes déficits podem se manifestar de diversas formas, variando desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.
Alguns dos transtornos do neurodesenvolvimento se apresentam clinicamente tanto por sintomas de excesso quanto de déficit e atrasos em atingir os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor esperados. Não é raro uma pessoa apresentar mais de um TND - por exemplo, uma criança com TDAH e também transtorno da aprendizagem.
Sejam quais forem as comorbidades, características e gravidade da sua condição, o mais importante é que o indivíduo possa contar com as intervenções adequadas e - talvez principalmente - o suporte da sua rede de apoio ♡
Comments