O dia das crianças está chegando, e decidi aproveitar a data para falar um pouco sobre o nosso cérebro nesta fase tão bonita e ao mesmo tempo frágil da nossa vida…
Na infância, somos dependentes e indefesos. Nosso cérebro ainda não está completamente desenvolvido, mas vai sendo moldado de acordo com as nossas experiências - o que sentimos, vemos, ouvimos, vivemos. É nesta fase em que são construídas as bases para as nossas capacidades físicas, intelectuais e emocionais.
Quando crianças, então, somos extremamente flexíveis e adaptáveis ao nosso meio. Nossas células neurais conectam-se rapidamente à medida em que recebemos informações do mundo através dos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). Não à toa o ritmo de aprendizado é maior nesta fase.
Porém essas conexões são tantas que chega um momento em que existem em quantidade maior que o necessário. É quando começa o processo de “desbaste neural”, isto é, as ligações do cérebro (sinapses) que não estão sendo utilizadas são cortadas. Por outro lado, quando uma conexão é utilizada com frequência, ela é fortalecida. O cérebro forma menos conexões, mas mais fortes.
É por isso que os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento do seu cérebro. Cerca de 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos. Se uma criança não está em um ambiente adequado e recebendo afeto, vínculo, cuidados, socialização e estímulos necessários para seu desenvolvimento, ela enfrentará dificuldades para se desenvolver normalmente.
Somos extraordinariamente sensíveis ao que e a quem nos cerca.
Comments