Você sabe o que acontece com o seu cérebro ao longo da idade adulta? Confira aqui algumas das bem-vindas mudanças pelas quais o nosso maestro passa nesta fase da vida!
Após as intensas mudanças neurais da infância e da adolescência, na idade adulta o nosso cérebro está plenamente desenvolvido e agora pode fortalecer e expandir as conexões entre suas regiões. Se no início do desenvolvimento as áreas cerebrais trabalham principalmente de forma localizada para realizar uma atividade, na fase adulta as regiões mais distantes começam a se conectar, resultando em redes maiores e mais distribuídas.
A área mais importante que atinge sua "máxima conexão" no adulto é o lobo frontal, que é responsável pela tomada de decisões, planejamento, controle de impulsos, dentre outras funções chamadas "superiores". É por este motivo que os adultos possuem, em tese, maior controle inibitório (capacidade de inibir respostas impulsivas ou automáticas) em comparação aos adolescentes, por exemplo.
A inteligência também atinge seu pico entre o início e o meio da idade adulta, de 25 a 60 anos, de acordo com as habilidades cognitivas envolvidas. A inteligência fluida, que inclui habilidades como resolução de problemas e identificação de padrões, atinge o pico por volta dos 30 anos. Já a inteligência cristalizada, que lida com vocabulário e conhecimento de fatos, aumenta até os 50 anos!
Portanto, embora o cérebro adulto seja mais capaz cognitivamente do que o cérebro adolescente, pode não haver um único ponto na vida adulta em que todas (ou mesmo a maioria) de nossas funções cognitivas operem com desempenho máximo.
Comments